Photo by Efe Kurnaz on Unsplash

A Central de Newsletters

E a semente de uma ideia maior.

--

Aquela sua impressão de que todo mundo está criando uma newsletter não está equivocada. A sensação se confirma a cada dia com novas publicações e análises sobre a tendência.

Tendência essa que vem sendo sentida há alguns anos mas que ganhou impulso nos últimos meses, em que a pandemia forçou muitas publicações a mandar seus jornalistas para casa (no sentido literal ou figurado da coisa). Muitos destes jornalistas anunciaram a criação de novas marcas independentes através de newsletters, um formato relativamente fácil de pôr no ar e que coloca o escritor em linha direta com o leitor.

E como leitor, de todos os formatos, esse é meu canal favorito (os livros não contam aqui). De notícias ao garimpo de leituras mais densas e em especial as autorais — em meio aos algoritmos, a curadoria feita por pessoas é um oásis — assino muitas, procuro ler todas no meu ritmo e de tempos em tempos filtro as que ficam e as que partem.

Desde que também virei remetente de uma, mais do que meu formato preferido para consumir conteúdo, se tornou também o favorito para produzir e compartilhar.

Já é chover no molhado falar sobre o declínio das mídias tradicionais, do barulho das redes sociais e das mudanças provocadas pela “nova” economia da atenção — com as Big Techs e o excesso de opções e interrupções. A newsletter se coloca como um espaço que dribla boa parte desses problemas.

Grande parte do que penso sobre elas está nesta edição da Conectando Pontos:

  • O auge das newsletters. Que vieram para ficar: Uma newsletter sobre o boom das newsletters. Sobre toda a movimentação no mercado desse novo ecossistema de comunicação — de grandes jornalistas e marcas à pequenas newsletters autorais. Sobre porque manter uma newsletter pessoal. E com uma lista das minhas preferidas — um esboço dessa central.

Na edição você também encontra uma série de links, devidamente contextualizados, para referências sobre o assunto. Por exemplo, “Newsletters: tudo o que você precisa saber para criar uma”, além de funcionar como um tutorial para novos remetentes, traz os princípios básicos sobre o formato e sua posição no mercado de escrita online.

Esse modo quase artesanal e restrito de compartilhamento de informação não é casual. A internet se tornou um lugar perigoso, estressante e barulhento e a newsletter vai na contramão da briga por atenção, SEO e fake news. O leitor só recebe se assinar, o autor só escreve para quem realmente quer lê-lo e o caos da web fica fora da equação.

Esse da Vanity Fair, resume bem porque o formato está em seu auge:

“A magia das newsletters é como elas atravessam o barulho das redes sociais e estabelecem conexões íntimas e consistentes. Na era da economia da atenção, as newsletters permitem que você seja intencional sobre para quem você está dando a sua atenção”.

Ou ainda esse aqui, que serviu de inspiração para essa Central:

“Newsletters são mais do que cartinhas virtuais que você recebe por e-mail. Newsletters são um espaço de respiro numa internet cada vez mais robotizada por algoritmos. Newsletters são pedaços de originalidade. São ferramentas poderosas de curadoria que ajudam a desbravar novos territórios na internet. São conversas.”

Para mim, quanto mais populares as newsletters forem, melhor. Mais do que compartilhar uma lista das que acompanho, a ideia dessa central é a de organizar um espaço para divulgação, incentivo e referências do que há de melhor nesse universo.

Essa primeira versão da Central de Newsletters é a semente dessa ideia maior. A da criação de uma grande comunidade para leitores e criadores trocarem experiências.

A intenção é a de manter essa central em permanente mutação, com a constante adição de referências e com atualizações na lista de newsletters (inclusive estou começando a achar um saco escrever newsletter, qual o melhor termo em pt-br para isto?). E que num futuro próximo esse espaço possa se expandir para um formato além desse texto.

A maioria das newsletters que listarei aqui são as que realmente assino e acompanho. Outras foram indicações recebidas pelos leitores da Conectando Pontos. Talvez você se espante com a quantidade delas e se pergunte como consigo acompanhar todas. De fato, não consigo. Do mesmo jeito que não consigo acompanhar os stories das 500 pessoas que sigo no Instagram.

A diferença é que o ritmo do conteúdo no e-mail é mais lento, diferente da urgência da rede social. A maioria das newsletters que conheço são de frequência semanal. Poucas são diárias. E uma boa parte ainda é quinzenal ou apenas mensal. E enquanto há aquelas em que não perco uma edição sequer, existem as que leio com menos frequência.

Esse é um dos baratos desse formato. É mais fácil de organizar a informação e o controle de seu consumo.

Como navegar pela lista:

  • As newsletters estão organizadas por ordem alfabética.
  • A ordem é por nome da autora/autor ou por título (quando é o caso de ter vários autores ou ser a newsletter de um site ou projeto).
  • No caso de newsletter paga, há uma indicação entre parênteses.
  • No caso de newsletter escrita em outro idioma, há uma indicação entre parênteses ao final da descrição.
  • Ao clicar no nome você será redirecionado à página da newsletter para conhecer mais ou assinar.

Espero que aproveite para colher o máximo da lista abaixo para a sua própria coleção.

A

  • [Alt + Tab] (paga): O Startup da Real dispensa apresentações. Seus textos aqui no Medium são um enorme sucesso, fora seu livro que é utilidade pública. Para quem tá cansado do papo raso e descolado da realidade de empreendedores e influenciadores e quer leituras profundas que desmistificam muitos dos discursos da “moda”, o Star compartilha textos inéditos e exclusivos semanalmente via newsletter.
  • Àgora: A newsletter do Estrategistas, o maior portal em português de crescimento pessoal sem enrolação dessa internet. Difícil mensurar a evolução pessoal que o Estrategistas me proporcionou com seus textos e referências. Apesar do site tá meio parado, o Paulo Ribeiro segue enviando novos textos através da newsletter.
  • Alex Castro: Conheci os textos do Alex nos tempos do PdH, com sua coletânea de ensaios “As Prisões”. Voltei a acompanhá-lo pelo Instagram, onde tá sempre fomentando conversas, entre outras, sobre livros e literatura. E também na sua newsletter, onde compartilha seus textos quase que diariamente.
  • A Minha Newsletter: A Ana Luísa tem um gosto apurado que curto muito e compartilha as coisas mais legais que acha na internet numa das minhas curadorias favoritas. Muitos links para ler, escutar, seguir, assistir. Difícil não clicar em todos eles.
  • Austin Kleon: Newsletter do autor de “Roube como um artista”, que semanalmente envia uma lista com 10 coisas que valem a pena compartilhar. É uma curadoria sobre assuntos bem variados, com muita coisa sobre arte, criatividade e o processo do próprio autor. Uma das que sigo há mais tempo. (Em inglês)

B

  • Bits to Brands: Um olhar diferenciado sobre branding, tecnologia, comportamento do consumidor e inovação. Abordando e unindo esses assuntos de forma autêntica e sagaz, a Beatriz Guarezi em pouco tempo conseguiu construir uma comunidade sólida e transformar um projeto pessoal em marca reconhecida na área. É também uma grande voz sobre esse formato como meio.
  • BNI Newsletter (paga): A newsletter só para os assinantes do podcast Boa Noite Internet, do Cris Dias. Era um material completo a parte, com um olhar sobre o que acontece pelo mundo focado em vida digital e storytelling, de maneira resumida e opinativa. Além de contar mais sobre os bastidores do podcast e spoilers dos episódios seguintes. “Era” porque o Cris deu uma parada no projeto mas seguimos na expectativa pelo retorno.

C

  • Correio da Gabi: Por Gabi Barbosa, uma newsletter que não possui uma frequência fixa, com textos pessoais sobre cinema e literatura, que partiram de alguma reflexão sobre as últimas leituras, acontecimentos do cotidiano ou outras situações experimentadas pela Gabi.
  • Conectando Pontos: Newsletter desse que vos escreve, é onde treino meu pensamento crítico, conecto e compartilho minhas referências sobre os diversos assuntos que me atraem. Tecnologia e comportamento, literatura e cultura pop, desenvolvimento pessoal e economia digital. Tudo empacotado com uma curadoria de links, recomendação de livros e dicas no streaming.
  • Coxia de Conchavos: Publicação da Camila Freire que consegue a façanha de juntar luto, arte, sofrimento e redenção em textos de extrema sensibilidade e bom humor.

D

  • Dense Discovery: Incrível curadoria de links com novas descobertas na interseção de tecnologia, design, sustentabilidade e cultura numa newsletter semanal. (Em inglês)

E

  • Espiral: Por Lalai Persson, uma newsletter semanal com suas descobertas em Berlim, de música, literatura e arte, a outros assuntos misturados aos seus devaneios diários.
  • Exploding Topics: Um tremendo recurso pra se achar tópicos populares, nichos e produtos. A Exploding Topics vasculha a internet para encontrar tendências antes que elas decolem. Em e-mails semanais são destacados 5 termos que estão crescendo rapidamente em popularidade entre pesquisas na web e menções em mídias sociais. Os termos podem ser um produto, uma empresa, uma gíria ou um slogan. A explicação sobre os termos e sua tendência também vão no boletim. (Em inglês)

F

  • Farnam Street: Newsletter do blog de mesmo nome sobre percepções atemporais e princípios robustos de uma ampla gama de disciplinas. Com foco em tomada de decisão, criação de hábitos e pensamento crítico. (Em inglês)
  • Forasta News: Newsletter do Andre Forastieri, jornalista e fundador de várias editoras, onde compartilha suas experiências sobre a transformação digital.
  • For the Interested: Uma dose semanal de inspiração e ideias acionáveis para ajudá-lo a produzir, promover e lucrar mais com suas criações. (Em inglês)

G

  • Gabriel Adamante: Amante da ficção e literatura, o Gabriel também escreve e apresenta uma bela curadoria semanal sobre marketing, tecnologia, vendas, design, negócios, filosofia e etc.
  • Giro Latino: Um resumo das notícias latinas da semana, país a país. Política, economia, cultura e desenvolvimento.

I

  • Interfaces: Seleção de links e resumo comentado do que aconteceu de mais importante durante a semana no mundo da tecnologia

J

  • James Clear: Autor de “Hábitos Atômicos” e dos mais expoentes especialistas na criação de hábitos, envia toda quinta-feira a “3–2–1". Uma Newsletter com 3 ideias curtas próprias; 2 citações de outras pessoas; 1 pergunta para você ponderar. (Em inglês)

M

  • Manual do Usuário: O Manual do Usuário aborda questões do mercado de tecnologia de forma profunda e serena, sempre contextualizando com o cenário nacional. A newsletter, além dos últimos textos do site, também traz uma curadoria de artigos de outros veículos.
  • MargeM: Pessoas e histórias que importam. Um brilhante compilado de links e depósito de referências muito bem contextualizados, sobre os mais diversos assuntos, feito pelo Thiago Ney. Uma aula de curadoria.
  • Meio: Uma newsletter diária que chega de manhã cedo ao seu e-mail com todas as notícias essenciais do dia. De política ao que estreia no Netflix. Uma curadoria concisa e que traz diferentes pontos de vista sobre o que há de mais importante no dia.
  • Mini Mundos: O Adnilson é chef em Portugal e também escritor. Compartilha seus contos nessa newsletter que sempre vem acompanhada com reflexões sobre a vida e especialmente sobre a luta que é o processo de manter a rotina que o ofício da escrita exige. E que muito me inspira.
  • Morning Brew: Newsletter diária cobrindo as últimas notícias de Wall St. ao Vale do Silício. Informativa, espirituosa, num formato que engaja e com tudo que você precisa para começar o dia. (Em inglês)

N

  • News do Valter: Filosofia, comunicação e tecnologia para destemidos. O Blog do Valter é das minhas publicações preferidas no Medium e minha principal referência quando o assunto é escrita online.
  • Newsletter do Braga: Não lembro quando e como topei com o trabalho do Luciano Braga, mas o acompanho há bastante tempo. Uma vez por mês, ele compartilha suas experiências e referências. Como sempre tá envolvido em vários projetos legais, suas reflexões e sua curadoria nunca decepcionam e têm sempre algo a agregar.

O

  • OutraCozinha: Projeto artístico da Carla Soares em que usa a comida como forma de entender o mundo. Ideias em fogo baixo sobre comer, afeto, cuidado e tudo o que nos mantém vivos.

R

  • Recomendo: Newsletter semanal com 6 recomendações rápidas de 6 pessoas diferentes, incluindo nomes como Kevin Kelly, editor fundador da revista WIRED. As recomendações incluem apps, lifehacks, livros e muito mais. (Em inglês)
  • Rodrigo Ghedin: Responsável pelo Manual do Usuário, o Rodrigo, além da newsletter do site com dicas e reportagens semanais sobre gadgets, redes sociais e tecnologias do dia a dia, também envia uma newsletter pessoal com indicações de leitura e reflexões pessoais.
  • Ryan Holiday: Desde 2009 o autor já compartilhou mais de 2.000 livros que pessoalmente leu nessa lista com mais de 250.000 leitores. Além de ser a principal inspiração para minha iniciação no universo das newsletters, o autor também compartilha seus últimos textos por e-mail. (Em inglês)

S

  • Sala de Espera: Textos ficcionais ou não para ler enquanto se espera por Thaís Campolina.
  • Semibreve: Uma newsletter semanal e pouquíssimo breve com (quase) tudo que você quer saber sobre música e não quer ter o trabalho de procurar. Por Dora Guerra, para quem gosta de música e também para quem apenas a usa como desculpa para falar de outras coisas.
  • Seth Godin: Um dos grandes especialistas em marketing, com 19 best-sellers no currículo, mantém um blog onde posta rigorosamente todos os dias há mais de 7 anos. Sua newsletter apenas leva os textos do seu blog para sua caixa de entrada. (Em inglês)

T

  • The BRIEF: Uma newsletter diária com informação, análise, opinião (e humor) sobre o mundo da tecnologia e dos negócios. Com uma abordagem bem humorada, fornece tudo que precisa para começar o dia mais esperto, informado e descolado no que diz respeito a união desses dois universos.
  • Tiago Forte: No comando da Forte Labs, o Tiago envia sua newsletter semanal com seus artigos e novas descobertas em tópicos como produtividade, aprendizado, formação de hábitos, desenvolvimento pessoal. (Em inglês)
  • Tira do Papel: E-mails curtinhos, sem textão, 2x por semana, dessa publicação que ajuda na criação de conteúdo com constância e respeitando sua saúde mental.

U

  • Uma Palavra: A newsletter da Aline Valek. Excelente escritora, compartilha por e-mail seus textos e referências sempre muito inspiradores, que abrem nosso olho pra muito do que tá acontecendo com a gente e com o mundo.
  • Um gole de poesia: Ensaios, crônicas e ficção. Publicidade e poesia. O Kalew Nicholas manda muito bem em tudo e sua newsletter empacota tudo de bom que produz.

W

  • Wing Posta: Jornalista de narrativas digitais, o Wing apresenta o podcast Gato com Chapéu de Alumínio e escreve essa newsletter que só conheci recentemente. Histórias deliciosas com referências e conexões improváveis, as cartas do Wing já são das minhas favoritas.

Se você é um leitor ou entusiasta desse formato, compartilhe suas favoritas nos comentários. Se escreve uma, faça o mesmo divulgando seu projeto. Essa lista estará em constante atualização.

Se inscreva nas que mais lhe agrada e transforme sua caixa de entrada no seu mais valioso feed de informação e conteúdo.

Espalhe a palavra das newsletters. Conteúdo sem ruído, sem algoritmo e com mais atenção.

📩 Assine agora mesmo a Conectando Pontos e receba grandes ideias no seu email.

Assine aqui.

📣 Confira a CP# também nos seguintes canais:

TwitterInstagram Edições anteriores

--

--

Edgar Oliveira

Construindo uma web menos hostil e mais cheio de possibilidades de conhecimento através da Conectando Pontos: https://conectandopontos.substack.com/